sábado, 25 de maio de 2013

ENTREVISTA COM O JOVEM RAÍ

Máquina de escrever em Braille, na escola onde o jovem Raí estuda.

Raí tendo aulas orientadas pelo professor especializado.

Prova aplicada ao aluno Raí.

Entrevista com aluno com deficiência visual, e professora na sala MultifuncionaI - na escola Estadual Senador Salgado Filho - Alvorada RS.

Aluno – Raí – 19 anos - cursando 3º ano do ensino médio, Pretende cursar psicologia ou pedagogia.
                    
       Teve glaucoma genético uma doença hereditária, estuda desde os sete anos em escola pública, iniciou do pré até a quarta, na escola Candido Vargas no município de São Borja,RS, depois fez o ensino fundamental na escola Getulio Vargas, nestas duas as professoras e colegas ajudavam.
      Depois parou de estudar porque não existia recursos nas escolas, veio para Alvorada em 2011 e esta cursando o terceiro ano do ensino médio, pretende continuar estudando.
         Em sua fala diz que teve um grande desenvolvimento em sua vida, desde que iniciou a estudar nesta escola!    Pergunto a ele qual a tua maior dificuldade?
        O auxilio do leitor da tela do computador, e quando o professor passa a lição no quadro, os colegas geralmente ajudam ditando, e as professoras da sala multifuncional me ajudam digitalizando as provas.

      Professora Leila – formada em psicopedagogia, especialização na área da visão, e sub cegueira  no Instituto Benjamin Constant – RJ.

     Atua na escola desde 2010, diz que neste ano tem sete alunos com deficiência visual, mas atende também complementando com reforço outros alunos vindos de outras escolas, para que não fiquem sem atendimento.



      Mas todos estão incluídos em sala de aula regular, onde é dado o conteúdo da matéria pelo professor titular, ela não interfere no conteúdo. Diz que é muito complicado esta fase porque o professor foge a sua responsabilidade no momento em que o aluno tem de fazer a prova, o professor foge da possibilidade de aprender o que é incluir! Porque nesta sala é somente recursos, para haver inclusão o professor tem de enviar a prova com os elementos prontos pelo e-mail da sala multifuncional, para ela colocar a prova pronta para o aluno.

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