sexta-feira, 24 de maio de 2013

USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL

      
Na imagem podemos ver uma criança com baixa visão utilizando dos recursos tecnológicos para a realização de atividades propostas.

     Os recursos tecnológicos permitem diferentes formatos de texto que podem ser lidos em material impresso com fonte ampliada ou diretamente na tela do computador com os ajustes requeridos. Pode-se ler um texto por meio de um leitor de tela  ou gravado em formato MP3 com programas e equipamentos específicos para esse fim. O correrio eletrônico e a Internet são alternativas a serem consideradas no contexto da escola e da família.
      Alguns procedimentos podem fazer parte do processo de produção de material com o uso dos TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação). O espaço para a criatividade é grande, e o leque de opções bastante diverso. Nesse processo, é necessário que os professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado) e da sala comum considerem as preferências do aluno.
      Não foi possível esgotar todas as alternativas, sendo que inúmeras outras funções podem seguir para as diferentes ferramentas apresentadas. O intuito é demonstrar que as possibilidades são muito extensas e que é na interação com os alunos e na busca constante por parte do professor que essas inovações tornam-se práticas, atendendo ás necessidades que surgem efetivamente.

Ministério da Educação
Secretaria de educação Especial
Universidade Federal do Ceará
"A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar- Os Alunos com Defici~encia Visual: Baixa Visão e Cegueira"
(Autores: Celma dos Anjos Domingues, Elizabet Dias de Sá, Sílvia Helena Rodrigues de Carvalho, Sônia maria Chadi de Paula Arruda, Valdirene Stigler Simão)

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